Projetos

pdr2020 logotipo
portugal2020
feader2020

Projeto PDR2020 – Ações de informação – Operação – 2.1.4

Este projeto destina-se a apoiar atividades de disseminação de informação sobre práticas de conservação do solo. Contempla a renovação do website, a produção de uma newsletter bimensal, a produção de guias e manuais técnicos sobre agricultura de conservação, e a dinamização de workshops. Prevê ainda a participação da APOSOLO em eventos do setor, nomeadamente a participação na Feira Nacional da Agricultura e na Agroglobal.

Os destinatários destas atividades de disseminação são: agricultores, técnicos das organizações de agricultores e do Ministério da Agricultura.

Aposolo - Projeto PDR2020 - stand aposolo com duas pessoas a conversar e um rolup em primeiro plano

Projeto MechSmart Forages (MSF)

Mecanização da produção de forragens sob o trinómio Agronomia – Ambiente – Energia

Descrição sumária do projeto: projeto de transferência de conhecimento do uso de tecnologias de agricultura de precisão em sistemas de agricultura de conservação na produção de forragens.

A necessidade de intensificação sustentável da produção de forragens para suporte dos sistemas extensivos de produção animal na região do Alentejo requer novas formas de consociações, novas formas de mecanização e a adoção de tecnologias sensoriais georreferenciadas que permitam a racionalização do uso dos fatores de produção. Tendo como ponto de partida um ano preliminar de ensaio, durante um período de 24 meses o projeto MSF situado numa área sob pivot de 31 ha na herdade da Comenda em Caia, coordenadas geográficas 38⁰53’39.85N 7⁰03’03.45º, tem preconizado o recurso a diferentes tecnologias, como a utilização de sensores geoletricos, técnicas de deteção remota e tecnologias de aplicação de produtos a taxa variável para monitorização e condução de culturas forrageiras em sementeira direta sempre que possível com a utilização de veículos agrícolas de nova geração e ou com recurso a biocombustíveis.

Objetivos:

  • Promover junto do setor agrícola, prestadores de serviço e da comunidade envolvente a transferência de conhecimento científico e tecnológico da utilização de tecnologias de agricultura de precisão em sistemas de agricultura de conservação na produção de culturas forrageiras consociadas, nomeadamente pela monitorização do solo e da cultura e pela aplicação de fatores de produção de forma diferenciada
  • Demonstrar em condições reais de produção instrumentos, máquinas e metodologias de análise do solo e da cultura preconizadas no projeto e promover a formação de pequenos grupos alvo de potenciais utilizadores
  • Potenciar a valorização económica dos resultados da conta de cultura na sua produtividade, impacte ambiental e custo energético
  • Promover a divulgação dos resultados obtidos através da sua publicação e dias de campo

Parceiros: INIAV; ACBMertolenga; Fertiprado; APOSOLO, AgroInsider; Aletta E. de Beaufort; CNH Industrial Portugal, lda; TERRAPRO Technologies, Lda.

Resultados esperados: Espera-se no final do projeto obter um contributo para o estudo da variabilidade espacial de culturas forrageiras consociadas em sementeira direta e de como a integração de novas tecnologias pode auxiliar à correção e racionalização do uso de fatores de produção com as vantagens que isso determina no impacte ambiental e económico da atividade agrícola.

Projeto LIFE + CLIMAGRI

Objetivos do projeto: contribuir para a adaptação das culturas extensivas de regadio às alterações climáticas, assim como para a mitigação dos efeitos deste fenómeno.

Para tal, o projeto propõe a conceção, implementação de um decálogo de boas práticas agrícolas (que já se mostraram eficazes a nível experimental) na rede de explorações agrícolas de demonstração ligados ao mesmo.

Página web do projeto: www.climagri.eu