Quem somos

A APOSOLO, Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo foi constituída em 1999 como entidade sem fins lucrativos e independente de outras organizações, grupos ou marcas comerciais.

Podem ser Sócios ou Associados da APOSOLO, todas as pessoas físicas – Agricultores, Técnicos, Cientistas, Docentes, Funcionários da Administração Pública ou jurídicas, Empresas, Instituições Privadas ou Públicas, seja qual for a sua forma jurídica, interessados na divulgação e desenvolvimento das Técnicas de Conservação do Solo Agrícola e Florestal, através da Sementeira Direta, Mobilização na Zona ou na Linha, Mobilização Mínima, Enrelvamento ou Cobertura Vegetal das Culturas Permanentes e, ainda, Cobertura Vegetal entre Culturas Anuais.

 

Missão:

  • Promover a informação a Agricultores, Técnicos, Empresas, Organismos Públicos ou Privados e à Sociedade em geral das técnicas de mobilização de Conservação do Solo ou Agricultura de Conservação que protejam e até melhorem o solo agrícola e florestal e sua biodiversidade num contexto de Agricultura Sustentável.
  • Fomentar os incentivos à prática da Mobilização de Conservação ou Agricultura de Conservação em Portugal.
  • Fomentar o desenvolvimento, a investigação e o ensino de todo e qualquer aspeto relacionado com a Agricultura de Conservação (AC).
  • Representar e defender os Sócios ou Associados da APOSOLO como primeiros veículos de divulgação e/ou prática da Agricultura de Conservação em Portugal.
  • Promover o intercâmbio de informação sobre AC entre agricultores, Técnicos, Empresas, Organismos Públicos ou Privados, Nacionais ou Internacionais e com objetivos afins ou complementares.

Orgãos sociais

Mesa Assembleia Geral

Presidente: Dr. Fernando Carpinteiro Albino

1º Secretário: Eng.º João Coimbra

2º Secretário: Sr. Filipe Borba Andrade e Sousa

 

Direção

Eng.ª Maria Gabriela Cazajous Cruz

Vice-presidente: Eng.º José Maria Amorim da Costa Falcão

Tesoureiro: Professor Doutor Gottlieb Basch

Vogal: Eng.º Pedro D’Orey Manoel

Vogal: Eng.º João Monteiro Grilo

 

Conselho Fiscal

Presidente: Eng.º Mário Luís Cruz Mendes

Vogal: Dr. José Maria Pizarro de Melo Telo Rasquilha

Vogal: Eng.º José Guilherme Salgado de Goes

Sócios Protetores